jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

MP ignorou provas da legalidade de empréstimos do Banco Rural, diz defesa

Publicado por Consultor Jurídico
há 12 anos
0
0
0
Salvar

Os saques que foram frutos de supostos empréstimos ilegais, e que o Ministério Público afirma que dirigentes do Banco Rural deixaram de comunicar ao Banco Central, foram, sim, informados ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras, disse o advogado José Carlos Dias aos ministros do Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (7/8) no quarto dia de julgamento da Ação Penal 470, batizada de processo do mensalão.

De acordo com advogado, que defende a ex-presidente e proprietária do Banco Rural, Kátia Rabello, todas as operações acima de R$100 mil ou abaixo deste valor quando da ocorrência de dúvidas sobre sua regularidade foram comunicadas ao Coaf, contradizendo uma das principais acusações colocadas pelo procurador-geral da República contra o banco.

O advogado disse ainda que o Banco Rural foi vítima de sua própria transparência, pois foi justamente o rigor nos seus registros de operações financeiras que forneceu as únicas evidências do contato de funcionários do banco com parlamentares, o que acabou possibilitando ao Ministério Público reunir a lista de envolvidos no suposto esquema de corrupção.

Para José Carlos Dias, o zelo do banco ao contabilizar operações totalmente regulares acabou involuntariamente colocando a instituição no centro da crise política. O advogado disse ainda que, para poder sustentar a tese de que os empréstimos concedidos às empresas de Marcos Valério e ao PT eram fictícios, o Ministério Público optou por...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10994
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-ignorou-provas-da-legalidade-de-emprestimos-do-banco-rural-diz-defesa/100023353
Fale agora com um advogado online