jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

MP tem legitimidade para propor ação para fornecimento de alimentos sem glúten a celíacos

Superior Tribunal de Justiça firma jurisprudência de que o Ministério Público é parte legítima para propor ação civil pública em defesa da vida e da saúde, direito individuais indisponíveis

há 11 anos
0
0
0
Salvar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou jurisprudência sobre a legitimidade do Ministério Público para propor civil pública objetivando o fornecimento de cesta de alimentos sem glúten a pessoas portadoras de doença celíaca, como medida de proteção e defesa da saúde. A decisão foi tomada pela Segunda Turma do STJ no Agravo em Recurso Especial nº 91.114/MG.

Essa conclusão decorre do entendimento que reconhece a legitimidade do Ministério Público para a defesa da vida e da saúde, direitos individuais indisponíveis.

Segundo a decisão do ministro Humberto Martins, relator do recurso especial, "a ação civil pública tem por objeto a proteção de direitos individuais indisponíveis, mais especificamente o direito à saúde e à vida. Por esse motivo, é pacífica a legitimidade ativa do Ministério Público para a defesa desses direitos".

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria Geral da República

(61) 3105-6404/6408

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações316
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-tem-legitimidade-para-propor-acao-para-fornecimento-de-alimentos-sem-gluten-a-celiacos/100494638
Fale agora com um advogado online