jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

MPF/CE obtém condenação de ex-prefeita de Caucaia por improbidade administrativa

Baseada em ação de improbidade administrativa instaurada pelo MPF, a Justiça Federal condenou Inês Arruda por irregularidades na prestação de contas de verbas do Fundo Nacional de Saúde

há 11 anos
1
0
0
Salvar

Ação de improbidade administrativa promovida pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) contra a ex-prefeita do município de Caucaia (CE) Inês Maria Correa Arruda foi julgada parcialmente procedente pela Justiça Federal. A ex-prefeita foi condenada por apresentar parcialmente e fora do prazo a prestação de contas relativa ao convênio firmado com a União por meio do Fundo Nacional de Saúde entre 2005 e 2008, cujo objetivo era a aquisição de equipamentos e materiais permanentes e a construção de unidades de saúde.

Por decisão do juiz Jorge Luis Girão Barreto, da 2ª Vara Federal, Inês Arruda foi condenada a ressarcir integralmente o dano causado à União, no valor de R$ 3.404.225,75. A ex-prefeita também terá de pagar uma multa civil de mesmo valor, além de ter seus direitos políticos suspensos e de ser proibida de contratar com o poder público, receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária pelo período de três anos.

A condenação da ex-prefeita também se baseou em relatório de verificação in loco elaborado pela Divisão de Convênios e de Gestão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Ceará. Dentre as irregularidades apontadas pelo documento, foi verificado que o município de Caucaia adquiriu diversos bens e equipamentos com preços superiores aos fixados no Plano de Trabalho e executou apenas 18% da obra de construção da Policlínica de Caucaia.

De acordo com a ação ajuizada pela procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues, na data do relatório de verificação da construção do equipamento, a obra encontrava-se com o canteiro abandonado, sem termo de paralisação de obra. Além disso, sequer obteve de forma válida a aprovação da vigilância sanitária pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Outra denúncia - Ainda ontem, o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), apresentou outra denúncia contra a deputada estadual Inês Maria Correa Arruda, por crime de responsabilidade. A queixa também é referente ao período em que ela foi prefeita do município de Caucaia.

No ano de 2009, durante a gestão de Inês Arruda, foi firmado um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senap), através do qual o município recebeu verba no valor de cerca de R$ 115 mil. O dinheiro deveria ser aplicado na realização de curso de capacitação dos profissionais da Guarda Municipal.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público Federal no Ceará

fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458

ascom@prce.mpf.gov.br

Twitter.com/mpf_ce

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações523
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ce-obtem-condenacao-de-ex-prefeita-de-caucaia-por-improbidade-administrativa/100504355
Fale agora com um advogado online