jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

MPF/CE quer investigação de cobrança indevida de multas no estado

De acordo com o procurador da República Oscar Costa Filho, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania está descumprindo ordem judicial que, em 2012, determinou suspensão de cobrança de multas aplicadas entre 2006 e 2011

há 9 anos
0
0
0
Salvar
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) enviou pedido de instauração de inquérito criminal à Polícia Federal para que seja apurado o descumprimento de ordem judicial por parte da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sobre multas de trânsito cobradas indevidamente.

De acordo com o procurador da República Oscar Costa Filho, decisão judicial de 2012 determinou a suspensão da exigibilidade de multas impostas entre 31 de dezembro de 2006 e 31 de dezembro de 2011, referentes a veículos alvos de infrações constatadas por fotossensores do tipo lombadas eletrônicas móveis instalados no Ceará.

Constatou-se, porém, que a AMC vem descumprindo a ordem judicial ao cobrar as multas por meio de execuções fiscais. A cobrança é feita, ainda, sem a possibilidade de parcelamento do valor e sem a possibilidade de defesa disciplinada em procedimentos regidos pela legislação tributária

Na ação que resultou na decisão judicial sobre a suspensão das cobranças, o MPF apontou que os equipamentos fotossensores estavam funcionando irregularmente, devido à omissão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão responsável por fazer o controle de instalação e operacionalização tanto dos fotossensores móveis como da lombada eletrônica, condição necessária para o funcionamento adequado dos equipamentos.

"Como não ocorreu um estudo prévio para verificar a necessidade da instalação dos equipamentos fotossensores movéis e lombadas eletrônicas, com a devida fiscalização do Denatran, os equipamentos foram colocados nos lugares que eles queriam", argumentou o procurador da República Oscar Costa Filho, autor da ação.



Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266-7457 / 3266-7458
prce-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @mpf_ce
Facebook: /MPFederal

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ce-quer-investigacao-de-cobranca-indevida-de-multas-no-estado/189643420
Fale agora com um advogado online