jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

MPF/GO investiga redução do tempo de tolerância em estacionamento do aeroporto de Goiânia

A permanência de veículos no estacionamento, sem necessidade do pagamento da tarifa, agora é de apenas cinco minutos

há 9 anos
0
0
0
Salvar
O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) expediu ofícios à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e à Master Park, concessionária responsável pelo estacionamento do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia (GO), para que, no prazo de 10 dias, manifestem-se formalmente sobre a redução do tempo de tolerância para a permanência de veículos no aeroporto. O objetivo é analisar se a medida configura conduta lesiva ao consumidor. O MPF/GO, por meio do Ofício de Defesa do Consumidor, instaurou inquérito civil público nesta terça-feira, 3 de fevereiro.

De acordo com o inquérito, aberto a partir de notícias publicadas na imprensa goiana, a Master Park Estacionamento e a Infraero reduziram significativamente o tempo de tolerância para permanência de veículos no estacionamento – de 20 para apenas cinco minutos – sem que haja a necessidade do pagamento da tarifa.

Para a procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira, responsável pelo inquérito, “o embarque e desembarque de passageiros e bagagens, além das filas de veículos que se formam nas cancelas de saída do estacionamento, consomem muito mais tempo que cinco minutos, revelando a exiguidade do intervalo, o que caracteriza desrespeito aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade”. Além disso, “a medida não se justifica, pois a absoluta maioria dos locais com estacionamentos pagos na cidade (shoppings, supermercados etc.) adota tolerância mínima de 20 minutos”, lembra a procuradora.

Como primeira providência, caso confirmem a redução, o MPF/GO expedirá recomendação para que retornem ao tempo de 20 minutos de tolerância.

Para mais informações, leia a portaria de instauração do inquérito e os ofícios encaminhados à Infraero e à Master Park.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
Site: www.prgo.mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/mpf_go

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-go-investiga-reducao-do-tempo-de-tolerancia-em-estacionamento-do-aeroporto-de-goiania/192246305
Fale agora com um advogado online