jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

MPF/MS: instituições assinam acordo para melhorar condição carcerária em Corumbá

há 15 anos
0
0
0
Salvar

Combater a superlotação do presídio masculino e da delegacia de Corumbá; implementar atendimento médico aos detentos; aumentar efetivo de agentes carcerários e garantir condições de trabalho a esses servidores. São os objetivos principais do termo de cooperação mútua, assinado ontem, 22 de abril, pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Prefeituras Municipais de Corumbá e Ladário.

As instituições e órgãos que assinam o documento vão realizar ações articuladas para o combate e prevenção do crime e redução da violência. Entre as ações previstas para o município de Corumbá estão a implementação da Lei Seca ; realização de concurso para agente penitenciário, com cinco vagas; instalação da Unei-Pantanal em local adequado; reforma da Cadeia Pública; aumento do número de vagas em presídios do estado, para detentos originários de Corumbá; implementação de atendimento médico e ambulatorial aos detentos e implantação de berçário no presídio feminino.

O acordo envolve ainda a prioridade a processos que envolvam réus presos; aumento do efetivo policial no município e fortalecimento dos conselhos da comunidade. Serão realizadas ações junto a escolas para o combate ao tráfico e uso de drogas.

O Ministério Público Federal entende que a solução da questão carcerária em Corumbá deve contar com a necessária participação do governo federal, via Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em razão do grande número de presos federais assistidos pelo sistema prisional do estado. Nesse sentido, o procurador da República Wilson Rocha Assis instaurou procedimento para apurar o cumprimento, pelo Depen, das atribuições previstas no artigo 72 , da Lei nº 7.210 /84. Foi encaminhado ofício ao órgão federal solicitando a cópia do último relatório de inspeção e fiscalização realizadas nos estabelecimentos penais do município, nos termos do artigo 72 , II , da Lei de Execução Penal .

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul

(67) 3312 7265/ 3312 7283

ascom@prms.mpf.gov.br

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações166
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ms-instituicoes-assinam-acordo-para-melhorar-condicao-carceraria-em-corumba/1018867
Fale agora com um advogado online