jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

MPF quer manter anulação de patente de medicamento da Pfizer

Substância contra colesterol alto não apresenta novidade inventiva

há 6 anos
0
0
0
Salvar
28/02/2017 O Ministério Público Federal (MPF) manifestou-se pela nulidade da patente de um medicamento contra colesterol alto do Laboratório Pfizer por não apresentar, por exemplo, novidades, atividade inventiva e nem aplicação industrial, requisitos para a concessão do registro. Na ação movida pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), a multinacional norte-americana já havia sido condenada em primeira instância à perda da patente, mas recorreu da decisão. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) apreciará o recurso e o parecer do MPF. O princípio ativo atorvastatina foi patenteado no Brasil pela Pfizer por meio de uma validação, conhecida como patente pipeline. Essa modalidade de proteção à propriedade industrial permite que produtos que já se encontravam patenteados no exterior e que não eram patenteáveis no Brasil tenham seus registros também concedidos no país. O laboratório alega que as patentes registradas dessa forma não devem se submeter aos três requisitos de patenteabilidade comuns. O MPF na 2ª Região, no entanto, defende que a não verificação dos requisitos de patenteabilidade tornaria as pipelines patentes absolutas, sem que pudessem sofrer qualquer controle judicial. “O direito de patente deve ser considerado à luz dos direitos sociais: o detentor, em razão da coletividade, não pode exercer seus direitos de uso de forma ampla e irrestrita”, argumenta a procuradora regional da República Mônica de Ré.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ
Atendimento à imprensa: Mario Grangeia e Renne BarrosTel.: (21) 3554-9003
Twitter: @mpf_prr2

  • Publicações37267
  • Seguidores709
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-quer-manter-anulacao-de-patente-de-medicamento-da-pfizer/550392252
Fale agora com um advogado online