jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

MPF QUER SABER SE INSS CUMPRIU DECISÃO SOBRE RECÁLCULO DE BENEFÍCIOS

Decisão judicial obriga INSS a recalcular benefícios concedidos de março de 1994 a fevereiro de 1997

1
0
1
Salvar

Segurados do INSS que começaram a receber benefício entre março de 1994 e fevereiro de 1997 têm direito a recálculo da Renda Mensal Inicial (RMI). Isto porque o INSS, ao calcular a RMI, não utilizou o índice de reajuste do salário mínimo (IRSM) de fevereiro de 1994, que correspondia a 39,67%.

O Ministério Público Federal ingressou com Ação Civil Pública em novembro de 2003, pleiteando o recálculo dos benefícios. Em 2004, o próprio INSS reconheceu o erro e recalculou o valor de alguns benefícios. Em 2012, decisão judicial determinou a revisão de todos os benefícios na mesma situação.

O MPF pediu na Justiça Federal que o INSS informe se ainda há segurados de Rondônia que foram beneficiados com a decisão judicial e não tiveram seus benefícios revisados. Caso existam segurados nesta condição, o INSS deverá apresentar a relação individualizada dos benefícios concedidos a estas pessoas.

Também pede-se que o INSS seja obrigado a divulgar em suas agências a sentença judicial, indicando os segurados que possam ser abrangidos pela decisão.

Fonte: MPF/RO

  • Publicações1091
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-quer-saber-se-inss-cumpriu-decisao-sobre-recalculo-de-beneficios/100601115
Fale agora com um advogado online