jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

MPF recomenda que Prefeitura de Caxias do Sul não inviabilize a XIX Parada Livre de Caxias

Recomendação foi enviada para o prefeito Daniel Guerra nesta terça-feira, dia 17

0
0
0
Salvar

A Procuradoria da República em Caxias do Sul encaminhou uma recomendação assinada em conjunto com o Ministério Público Estadual para que o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, se abstenha da prática de atos que inviabilizem, na prática, o exercício dos direitos à liberdade de expressão, de manifestação e de reunião pacífica e em segurança, dos participantes da XIX Parada Livre de Caxias no local solicitado pela organização do evento - na rua Marquês do Herval, ao lado da Praça Dante Alighieri.

Clique aqui para ver a recomendação

O documento, assinado pelo procurador da República Fabiano de Moraes e pela promotora de Justiça Adriana Chesani, alerta que o poder público municipal de Caxias já negou o pedido protocolado em 17/07/2019 em nome do Grupo Desobedeça LGBT que informava à autoridade municipal competente sobre a realização da XIX Parada Livre na rua Marquês do Herval, entre as ruas Sinimbu e Júlio de Castilhos, no dia 17 de novembro de 2019.

Além disso, a Secretaria Municipal de Urbanismo emitiu um parecer contrário a realização do evento na rua Marquês do Herval, sob o argumento de que "(...) a administração já manifestou a cedência do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho para o evento, além do apoio a mobilidade pela SMTTM, ronda móvel pela Guarda Municipal (SMSPPS) e latões de coleta de lixo e limpeza pela Codeca", não esclarecendo, em nenhum momento, a existência de motivo de força maior impeditivo, ou a realização de outra manifestação previamente agendada que justificasse a não realização do evento no local solicitado.

No entendimento do MPF e do MP-RS, tal atitude do prefeito dificulta o debate de ideias, a desconstrução de estereótipos e o incentivo à compreensão e à tolerância, fundamentais na proteção e na promoção dos direitos humanos e na construção de uma sociedade justa e solidária.

  • Publicações1345
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recomenda-que-prefeitura-de-caxias-do-sul-nao-inviabilize-a-xix-parada-livre-de-caxias/758960283
Fale agora com um advogado online