jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

MPF/RN quer fim de transferência irregular de servidores entre instituições de ensino superior

há 12 anos
0
0
0
Salvar

As instituições federais de ensino superior em Mossoró não devem promover redistribuição de cargos entre elas, motivada por interesses particulares em detrimento do interesse público. O alerta é feito em recomendacao do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, enviada à Universidade Federal do RN (UFRN), Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado (IFRN). Para o MPF, tal prática caracteriza a transferência velada, considerada irregular e sem qualquer amparo legal.

A recomendação teve como base o Procedimento Administrativo nº 1.28.100.000046/2012-14, instaurado no âmbito do MPF em Mossoró para investigar possível irregularidade na redistribuição de determinado cargo entre a Ufersa e a UFRN. No caso em questão, o procurador da República Fernando Rocha de Andrade, autor da recomendação, considera que houve transferência velada disfarçada de redistribuição do servidor da Ufersa para a UFRN.

Dessa forma, o MPF recomenda ainda que seja imediatamente invalidada a referida redistribuição. Além disso, a recomendação destaca que toda e qualquer redistribuição de cargos seja devidamente motivada, especialmente quanto aos critérios de escolha dos cargos redistribuídos, demonstrando a efetiva necessidade de tais cargos na instituição de destino, bem como a desnecessidade do mesmo cargo na instituição de origem.

O MPF ressalta que a inobservância da recomendação pode resultar na propositura de ação civil pública, por desobediência aos princípios da Administração Pública.

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no RN

Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações311
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rn-quer-fim-de-transferencia-irregular-de-servidores-entre-instituicoes-de-ensino-superior/3043331
Fale agora com um advogado online