jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

MPF/RO e órgãos parceiros desarticulam organização criminosa na prefeitura de Porto Velho

Formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, tráfico de influência, peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e outros crimes foram descobertos durante investigações

há 11 anos
0
0
0
Salvar

Um esforço interinstitucional dos Ministérios Públicos Federal (MPF/RO) e do estado de Rondônia (MP/RO), da Controladoria-Geral da União (CGU/RO), do Tribunal de Contas estadual (TCE) e da Polícia Federal (PF) desarticulou, na manhã de hoje, 6 de dezembro, uma organização criminosa instalada na prefeitura de Porto Velho, que desviava recursos públicos por meio de fraudes em licitações. Os desvios chegam a milhões de reais. A operação envolve o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão e várias outras medidas judiciais, como sequestro e bloqueio de bens.

As investigações começaram foram desenvolvidas em conjunto pelos órgãos de controle, parceria que foi iniciada no início de 2012. Agentes públicos, empresários e laranjas fraudavam contratos de prestação de serviços firmados entre 2005 e 2012.

As secretarias envolvidas no esquema de fraudes são a de Projetos e Obras Especiais (Sempre), Administração (Sead), Serviços Básicos (Semusb), Obras (Semob), Agricultura (Semagric), além da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e da Controladoria-Geral do Município (CGM).

Operações - Os crimes, em tese, praticados são de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, tráfico de influência, peculato (exigência de propina), falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e outros. Por envolver recursos locais e também verbas federais, duas operações estão sendo feitas simultaneamente. Os fatos de competência da Justiça Federal estão sendo tratados na Operação Endemia e os de competência da Justiça Estadual correspondem à Operação Vórtice.

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações131
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ro-e-orgaos-parceiros-desarticulam-organizacao-criminosa-na-prefeitura-de-porto-velho/100228020
Fale agora com um advogado online