jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

MPF/RO recomenda à CEF que cumpra leis de tempo máximo de atendimento aos consumidores

Em Ji-Paraná e Vilhena, agências da Caixa Econômica Federal têm desrespeitado leis municipais que fixam tempo máximo que consumidores podem aguardar nas filas

há 12 anos
0
0
0
Salvar
A Superintendência da Caixa Econômica Federal em Rondônia recebeu duas recomendações do Ministério Público Federal (MPF) para que cumpra as leis municipais de Ji-Paraná e de Vilhena que fixam tempo máximo de espera na fila para atendimento. A Caixa tem vinte dias úteis para responder se acatará a recomendação do MPF e informar as providenciadas que adotará.

Em Ji-Paraná, a lei municipal nº 948 fixa tempo de espera na fila para atendimento bancário em 20 minutos, em dias normais, e 30 minutos, nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais. Já em Vilhena, a lei municipal nº 3187 estabelece a tolerância de 30 minutos de espera, em dias normais, e 45 minutos em algumas situações - véspera ou após feriado prolongado, em data de vencimento de tributos ou em data de pagamento de salários a servidores públicos.

O MPF recebeu reclamações de consumidores com relação à espera desproporcional no atendimento bancário da Caixa. Em diligência realizada na agência do Centro de Ji-Paraná, constatou-se demora de 30 minutos ou mais para o atendimento aos consumidores no caixa, tempo em desacordo com as normas vigentes.

Na recomendação, a procuradora da República Lucyana Pepe argumenta que os bancos devem cumprir as leis municipais e também o Código de Defesa do Consumidor, considerando inclusive que é direito básico do consumidor a prestação dos serviços públicos de forma adequada e eficaz.

Recomendação é um documento extrajudicial utilizado pelo Ministério Público para que órgãos ou empresas cumpram a Constituição Federal e as leis. Caso haja omissão na adoção das medidas recomendadas, o MPF pode utilizar outras providências administrativas e ações judiciais contra os que se mantiverem inertes.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Rondônia
  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações155
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ro-recomenda-a-cef-que-cumpra-leis-de-tempo-maximo-de-atendimento-aos-consumidores/192091340
Fale agora com um advogado online