jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

MPF/SC denuncia três por contratos fraudulentos em loteamento de Jaguaruna, no sul do estado

Acusados firmaram no mínimo 22 contratos de compra e venda em área de preservação

há 9 anos
0
0
0
Salvar
O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) denunciou à 1ª Vara Federal de Tubarão três pessoas responsáveis por firmar, entre 2007 e 2014, diversos contratos fraudulentos para compra e venda de terrenos em um loteamento falso no município de Jaguaruna, sul do estado.

Os denunciados - membros da mesma família - traziam nos contratos a informação, com o objetivo de convencer compradores acerca da regularidade do local, de que os terrenos faziam parte de um loteamento chamado "Maria Terezinha", no Balneário do Camacho.

Além de não existir perante o Poder Público, o loteamento situa-se em área de preservação permanente e dentro de Unidade de Conservação Federal, na APA-Baleia Franca. Os denunciados jamais tiveram o domínio legal da área, cujas características também impossibilitam a instalação legal de energia elétrica.

Todos esses fatos foram omitidos dolosamente em pelo menos 22 contratos comprovadamente firmados pelos denunciados, o que constitui crime contra a Administração Pública, conforme o artigo 50 da lei 6.766/79.

Para o MPF, os denunciados potencializaram e incentivaram, com a venda dos lotes, a ocupação irregular e desordenada do solo, causando danos à Unidade de Conservação Federal e "consequências nefastas para o ordenamento urbano" de Jaguaruna.

Ainda segundo denúncia, colocaram em risco a integridade física dos moradores com a instalação de ligações clandestinas - "gatos" - de energia elétrica. Hoje, existem mais de 70 casas no local.

A denúncia assinada pelo procurador da República Daniel Ricken, do Ministério Público Federal em Tubarão, foi recebida pela Justiça Federal.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações139
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-sc-denuncia-tres-por-contratos-fraudulentos-em-loteamento-de-jaguaruna-no-sul-do-estado/192642994
Fale agora com um advogado online