jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

MPF/SC requer que Unimed de Joinville cumpra sentença

Publicado por Âmbito Jurídico
há 11 anos
0
0
0
Salvar

Após obter decisão favorável, transitada em julgado, na ação movida contra a Unimed de Joinville, o Ministério Público Federal em Santa Catarina requer a execução da decisão e pede a intimação da cooperativa para comprovar adequação de seus planos de saúde. A prestadora feria direitos do consumidor ao, em situação de emergência ou urgência, exigir período de carência superior a 24 horas e limitar tempo de internação de pacientes. Na determinação, de 19 de fevereiro deste ano, o argumento da empresa, de que as cláusulas se baseavam na resolução nº 13/98 do Conselho de Saúde Suplementar (Consu), foi recusado porque contraria a Lei nº 9.656/98. Segundo a legislação federal, planos hospitalares dão direito à internação integral e sem limite temporal.

A ação, de 2004, foi movida porque uma paciente menor de idade, que necessitava de tratamento em caráter emergencial, teve atendimento negado por não ter sido preenchido o prazo de carência do plano hospitalar para procedimento médico específico.

Depois de tomar conhecimento do caso individual da menor, o MPF ajuizou essa ação civil pública, que tem caráter coletivo e beneficia todos os consumidores da região de Joinville.

Ação Civil Pública: 2004.72.01.000546-8

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-sc-requer-que-unimed-de-joinville-cumpra-sentenca/100578694
Fale agora com um advogado online