jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

MPF/SE ajuiza ação contra município por construções às margens do Rio Poxim em Aracaju

A área de preservação permanente vem recebendo construções sem licença ambiental

há 10 anos
0
0
0
Salvar
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou ação contra o Município de Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) por permitirem construções às margens dos rios Poxim e Sergipe, numa região de preservação permanente, conhecida como “Bico de Pato”, na Coroa do Meio.

Na ação, entre outras medidas, é exigida a remoção das edificações feitas sem licença ambiental. Desde 2009, o MPF se reúne com os órgãos estaduais para garantir que a área seja ecologicamente equilibrada. Nas reuniões foram discutidos meios de preservar a região. Porém, o MPF fez novas investigações e percebeu a expansão das ocupações na área, com a instalação de empreendimentos, o que comprova que vem sendo permitida a ocupação da área, inclusive a construção de imóveis sem licença.

Medidas – Na ação, o procurador Rômulo Almeida pediu a condenação do Município de Aracaju, da Emurb e a Adema a não conceder alvará para qualquer atividade às margens dos rios. Também exige dos órgaõs, no prazo de 90 dias, a identificação de todas as construções realizadas sem licença e a autuação de seus responsáveis, bem como a remoção delas.

Em caso de descumprimento das medidas, o MPF requereu pagamento de multa diária.

A ação tramita na Justiça Federal com o número 0001888-82.2013.4.05.8500.


Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.gov.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-ajuiza-acao-contra-municipio-por-construcoes-as-margens-do-rio-poxim-em-aracaju/144660035
Fale agora com um advogado online