jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

MPF/SP recomenda preservação de sítio arqueológico em Olímpia

Criação de bovinos e construção de pista de motocross ameaçam a integridade do patrimônio cultural e deverão ser imediatamente interrompidas

há 10 anos
0
0
0
Salvar

O Ministério Público Federal em São José do Rio Preto (MPF/SP) recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Paulo que providencie os cuidados para a preservação do sítio arqueológico Cemitério Maranata, localizado na cidade de Olímpia, no interior do estado. Atualmente, a integridade do sítio está ameaçada por atividades potencialmente danosas, como a criação de bovinos e a construção e utilização de uma pista de motocross.

O sítio, descoberto em 1993, guarda artigos arqueológicos que indicam a ocupação por grupos indígenas e pré-coloniais, possivelmente de origem tupi-guarani. Porém, até hoje não houve sequer o início do procedimento de salvamento definitivo, bem como a adoção de medidas necessárias à proteção dos achados, segundo parecer do próprio Iphan. Além disso, as peças guardadas no Museu de História e Folclore de Olímpia se encontram em situação precária e também merecem cuidados.

Proteção urgente - A procuradora Anna Flávia Nóbrega Cavalcanti Ugatti recomenda que o Iphan delimite imediatamente a área do sítio arqueológico, por meio de serviços de arqueologia especializada, e providencie o cercamento e vigilância, sinalizando o local com placas que alertem sobre a proibição de entrada de pessoas não autorizadas. Além disso, o instituto deverá entregar laudo de integridade do sítio, identificando os impactos que sofreu desde sua descoberta, para instruir eventual ação civil pública para reparação dos danos já causados.

O MPF recomenda ainda que o Iphan determine aos proprietários da área que interrompam as atividades econômicas e de lazer, comunicando a necessidade de licenciamento adequado para que elas continuem sendo realizadas. A recomendação é direcionada também ao prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, e ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que deverão fiscalizar o sítio arqueológico e não permitir o desenvolvimento de atividades econômicas e de lazer sem a devida autorização do órgão competente, além de providenciar a vigilância e os cuidados para preservação do local.

À empresa Oswaldo Faganello Engenharia e Construções Ltda., proprietária do terreno em que se encontra inserido o sítio, foi recomendada a imediata paralisação da criação de bovinos e do uso da pista de motocross. O aproveitamento econômico da área ficaria condicionado à elaboração de um projeto de pesquisa arqueológica e à obtenção de licenciamento. Caso o empreendimento venha a interferir no patrimônio cultural, o MPF recomenda que seja elaborado um projeto para resgate do sítio arqueológico Cemitério Maranata, a ser submetido à avaliação e permissão do Iphan.

A recomendação deve ser cumprida imediatamente e, em caso de descumprimento, o MPF irá adotar as medidas cabíveis para a proteção e salvamento da área. O Iphan, o Condephaat, a Prefeitura de Olímpia e a Oswaldo Faganello Engenharia e Construções Ltda., têm dez dias para informar se irão acatar à recomendação, especificando o prazo para a adoção das medidas.

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República em São Paulo

Informações à imprensa: Ana Luíza Reyes

11-3269-5368 / 5170

ascom@prsp.mpf.gov.br

www.twitter.com/mpf_sp

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações218
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-sp-recomenda-preservacao-de-sitio-arqueologico-em-olimpia/144659276
Fale agora com um advogado online