jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

MPF/TO denuncia empresário por sonegação de contribuição previdenciária

1
0
0
Salvar

O Ministério Público Federal no Tocantins ofereceu denúncia à Justiça Federal contra o sócio-gerente da empresa Dom Jason Indústria, Comércio e Distribuição Ltda, Osires Rodrigues Damaso, pela omissão às autoridades fazendárias de fatos geradores de contribuição previdenciária no preenchimento de Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). A omissão resultou na supressão de R$

em tributos.

Segundo a denúncia, entre agosto de 2003 e março de 2008, com a intenção de sonegar contribuição previdenciária, Osires omitiu compras de produtos rurais de pessoas físicas no preenchimento de 48 GFPI's. Estas compras constituem fatos geradores de contribuição previdenciária, conforme determina o artigo 25 c/c 32, IV, da lei nº 8.212 /91 e artigo da lei nº 9.528 /97. O fato foi comprovado em ação fiscal realizada pela Receita Federal.

A autoria da fraude está comprovada nos autos de procedimento fiscal, que culminou na constituição de crédito previdenciário no valor total de R$ 20.512,42, que encontra-se em fase de cobrança. Osires Damaso está incurso por 48 vezes nas penas do artigo 337-A , III , c/c artigo 71 , do Código Penal .

  • Publicações688
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-to-denuncia-empresario-por-sonegacao-de-contribuicao-previdenciaria/940367
Fale agora com um advogado online