jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

MPPE - Ministério Público recomenda registro de nascimento e de óbito em cartório nos municípios de Inajá e Manari

Publicado por Nota Dez
há 13 anos
0
0
0
Salvar

Informar, conscientizar e incentivar as pessoas e familiares tão logo haja o nascimento ou óbito a efetuar o registro em cartório. Esse é o objetivo da recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça Marcelo Tebet Halfeld, para os municípios de Inajá e Manari.

Para expedir a recomendação, o promotor de Justiça levou em conta o alto índice de ausência de registro civil de nascimento e óbito existente nos dois municípios citados. O documento destaca que o registro civil é fundamental para a existência formal da pessoa humana, bem como o registro de óbito é necessário para a extinção da pessoa no âmbito da legislação civil.

O descumprimento da recomendação ensejará às penalidades previstas na lei, além da ausência do exercício de cidadania, tais como dificuldade em matrícula em escola; admissão em unidade hospitalar; não exercício de direitos políticos; dentre outros.

Fonte: Ministério Público de Pernambuco

  • Publicações25714
  • Seguidores64
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações73
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mppe-ministerio-publico-recomenda-registro-de-nascimento-e-de-obito-em-cartorio-nos-municipios-de-inaja-e-manari/2916249
Fale agora com um advogado online