jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

MPT discute assédio moral no setor bancário

Ato público acontece terça-feira (22/10), na Assembleia Legislativa do estado. O problema atinge 66% dos bancários brasileiros

há 11 anos
0
0
0
Salvar

Fortaleza – O assédio moral no setor bancário é tema de ato público que será realizado na próxima terça-feira (22), em Fortaleza, às 14h no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará. Promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o evento reúne representantes de instituições financeiras, bancários e entidades ligadas ao setor de saúde do trabalhador. O setor bancário foi escolhido porque faz parte do projeto “Assédio é Imoral” e pelo grande número de casos, que repercutem nas estatísticas de inquéritos civis instaurados e ações ajuizadas pelo MPT.

Além disso, as pressões inerentes à atividade bancária refletem fortemente na vida dos empregados. Apesar de atingir 66% dos bancários brasileiros, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) em 2011, o assédio moral ainda não faz parte, expressamente, do ordenamento jurídico brasileiro. Mas já existem projetos de lei em diferentes municípios com objetivo de regulamentá-lo.

No âmbito do MPT, a ausência de uma norma específica na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não impede a instauração de procedimentos investigativos e inquéritos civis, que resultam em termos de ajustamento de conduta e ajuizamento de ações civis públicas e outras medidas judiciais, voltados para a inibição desta forma de precarização das relações humanas no trabalho. O que é importante para configurar o assédio moral não é o nível hierárquico do assediador ou do assediado, mas as características da conduta: a prática de situações que degradem o clima de trabalho.

Informações:

MPT no Ceará

(85) 3462-3462

  • Publicações7757
  • Seguidores632666
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-discute-assedio-moral-no-setor-bancario/111950796
Fale agora com um advogado online