jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

MPT realiza primeira oficina do MPT na Escola em Dourados

0
0
0
Salvar

Campo Grande-MS, 03/04/2012 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou, no dia 30 de março, no auditório do bloco 1 da Unigran, a primeira oficina de formação de coordenadores do projeto MPT na Escola em Dourados. Cerca de 20 coordenadores de Naviraí, Ponta Porã, Itaporã, Mundo Novo, Eldorado e Dourados, municípios que aderiram ao projeto, participaram das palestras e debates.

O objetivo da oficina é formar coordenadores municipais e escolares, responsáveis por repassar a metodologia do projeto aos professores que irão disseminar o conteúdo nas escolas dos municípios participantes. A procuradora do trabalho Cândice Gabriela Arosio falou aos coordenadores sobre o papel do Ministério Público do Trabalho, esclarecendo as atribuições previstas na Constituição Federal e do combate ao trabalho infantil, que é uma das áreas prioritárias de atuação do MPT no país.

Auditores-fiscais do trabalho também participaram da oficina, apresentando conceitos, estatísticas e fotografias de trabalho infantil flagrados em Mato Grosso do Sul. A auditora fiscal do trabalho, Auzenir de Jesus Caetano, relatou casos de trabalho infantil encontrados na região de Dourados, evidenciando a forma como esses fatos refletem na formação psicológica da criança e do adolescente.

Sobre o MPT na Escola - Cândice explicou aos coordenadores como é o funcionamento do projeto MPT na Escola e distribuiu exemplares do material pedagógico que será utilizado para aplicação do projeto, gibis, cartilha do aluno e guia de orientações pedagógicas do professor. O projeto inicia-se com a realização de oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais da educação. A finalidade é preparar os educadores para que atuem como multiplicadores dos temas, o que é feito com sua abordagem nas salas de aula e por meio de palestras que abrangem toda a comunidade escolar.

Após a explicação teórica e metodológica do projeto, foi apresentado o vídeo “Você viu a Rosinha?”, com a proposta de sensibilizar coordenadores sobre o tema. O vídeo conta a história de uma menina que é mandada pelos pais para estudar na cidade e acaba sendo vítima de exploração do trabalho doméstico. Após a exibição, houve debates sobre casos semelhantes presenciados pelos professores nos municípios em que atuam.

O MPT na Escola é realizado em todo o Brasil com apoio das secretarias municipais de educação para prevenção do trabalho infantil. O projeto é desenvolvido nas escolas de ensino fundamental, por meio da capacitação dos profissionais de educação. O MPT realiza as oficinas de formação, fornece o material de apoio pedagógico e faz o acompanhamento e avaliação.

Os coordenadores municipais da região sul do Estado deverão encaminhar, até o dia 10 de maio, o cronograma de ação a ser desenvolvido em cada município. Na região sul do Estado, o projeto pretender alcançar 2 mil alunos do ensino regular.

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Mato Grosso do Sul

Mais Informações: 3358-3034

  • Publicações788
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações0
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-realiza-primeira-oficina-do-mpt-na-escola-em-dourados/3077338
Fale agora com um advogado online