jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Mudança de nome: Princípio da individualidade

Publicado por Giovane Oliveira
há 8 anos
1
0
0
Salvar

É essencial que todos sejam reconhecidos pelo nome, porém nem todas as pessoas são reconhecidas pelo que consta no registro, ou para os mais tradicionais, nome de batismo.

Vez ou outra, existem apelidos que incorporam a pessoa, e por conta disso deve ser compreendido como nome social, possibilitando uma pequena modificação no registro público.

De posse desta regra, o Superior Tribunal de Justiça, julgou recentemente, com base no princípio da individualidade e do princípio da identidade da pessoa, que o nome pode ser modificado, através de ação de retificação de registro.

Cabe informar que o Excelente Tribunal levou em consideração a questão o princípio da imutabilidade do nome, sabatinando todos os princípios aqui mencionados é o que se pode observar no REsp 1393195, retirado de seu site.

É isso.

  • Sobre o autorProfessor e Advogado especialista em Direito Civil, Trabalhista e Imobiliário
  • Publicações27
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações161
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mudanca-de-nome-principio-da-individualidade/391613271
Fale agora com um advogado online