jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

MUDANÇAS EM REGRAS TRIBUTÁRIAS NÃO AFETAM PREÇOS DE LATICÍNIOS

Publicado por LegisCenter
há 13 anos
0
0
0
Salvar
Mudanças em regras tributárias não afetaram os preços dos produtos do segmento de laticínios, representados pelo leite UHT (longa vida), leite em pó e manteiga.

Essa é uma das conclusões de um estudo realizado pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo. O economista responsável pelo estudo, Felipe Viana de Paula, analisou o novo regime tributário que passou a valer em maio de 2008 no estado de São Paulo sobre esses produtos.

Maior arrecadação

Paula explica que a substituição tributária, fazendo com que o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aconteça no início da cadeia, está correta. "A lógica do sistema é, de certo, apenas redistribuir a responsabilidade pelo recolhimento do imposto, sem incrementar o ônus tributário".

Essa substituição tributária causou, de forma natural, um aumento da arrecadação, explica o economista. Isso porque, com o redesenho, a intenção era justamente reduzir o espaço para sonegação, ou seja, ficou mais difícil não pagar o imposto, o que reflete em aumento da arrecadação. No entanto, segundo ele, não houve impacto para o consumidor final, pelo menos no segmento de laticínios.

  • Publicações9017
  • Seguidores389811
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mudancas-em-regras-tributarias-nao-afetam-precos-de-laticinios/2890971
Fale agora com um advogado online