jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Mutirão ajuda quem foi prejudicado pelo plano Collor II

0
0
0
Salvar

Começou em todo o país um mutirão para quem tinha dinheiro guardado em 1991 e quer reaver perdas com o plano Collor II.

O atendimento é de graça nas defensorias públicas de todo o país, mas só pra quem não pode pagar um advogado. Pessoas que eram titulares de cadernetas de poupança em 1991. O público alvo da defensoria são pessoas necessitadas que não tenham condições de arcar com os custos e honorários advocatícios, explica Isabella Luna, defensora pública.

Os defensores públicos vão ajudar quem perdeu dinheiro na poupança com o plano Collor II a entrar na justiça.

Pra facilitar o atendimento, quem pretende entrar na justiça, deve trazer os extratos da caderneta de poupança referentes ao plano Collor II, do período de janeiro a março de 1991. Quem não guardou os extratos, pode solicitá-los aos bancos. É preciso levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Caso elas não tenham este extrato em mãos, nós acionaremos a instituição financeira para que ela nos forneça, esclarece a defensora pública.

O prazo pra reclamar o prejuízo vai até março de 2011, quando o plano Collor II completa 20 anos. Depois, os poupadores ou os seus herdeiros perdem o direito de reivindicar. As correções da inflação são ainda da época do cruzeiro.

O prejuízo foi no monte de 14,87%, do valor da época que eles tinham nas suas poupanças. É um dinheiro de direito que já é reconhecido pelo próprio STF, então tem que correr atrás destes valores, diz Rodrigo Vasquez, advogado.

Veículo: G1
Estado: RJ

  • Publicações1882
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações193
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-ajuda-quem-foi-prejudicado-pelo-plano-collor-ii/2394738
Fale agora com um advogado online