jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Mutirão recolhe cerca de 4 toneladas de lixo eletrônico em Itapetininga

Ação foi promovida por aluno do Senac. Material foi encaminhado para reciclagem por empresa especializada.

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos
2
0
0
Salvar

Um mutirão realizado por estudantes de Itapetininga (SP) conseguiu coletar aproximadamente quatro toneladas de lixo eletrônico. A ação realizada durante a sexta-feira (28), na Praça dos Amores, atraiu centenas de moradores que não tinham onde descartar peças e aparelhos inutilizados.

Durante todo o dia de coleta foram descartados computadores, celulares, aparelhos de televisão e outros equipamentos. O engenheiro agrônomo Ohad Salzsdei participou do mutirão e entregou diversos aparelhos que estavam parados e ocupando espaço na casa da família. “A gente não tinha onde descartar alguns objetos eletrônicos. Fiquei sabendo da campanha e resolvi trazer as coisas para ca. O problema é justamente onde descartar esse tipo de objeto, então, achei uma solução boa”, comenta.

A iniciativa partiu deste grupo de alunos do programa de aprendizagem do Senac. De acordo com a estudante Nádia de Souza, a ideia foi contribuir para a preservação do meio ambiente. “Além disso, a campanha tem o objetivo de despertar a conscientização das pessoas. Para esse olhar, para o nosso futuro. A nossa atitude hoje faz a diferença amanhã”, diz.

A gerente da instituição de ensino, Heloísa Vendramini, ressalta que a ação é uma oportunidade para diversas frentes de ação. Além da questão educacional e da preocupação ambiental, as peças descartadas podem ser transformadas em outros equipamentos. “Esse projeto visa o recolhimento do lixo eletrônico que tem que ter o descarte correto para ser reciclado, reutilizado em novos produtos”, destaca.

A coleta foi feita em parceria com uma empresa especializada em dar o descarte final a esses produtos. Segundo o gerente de logística da reciclado, Eduardo Augusto, depois de coletados os materiais são separação e enviados para reciclagem. Segundo ele, 97% do material recolhido podem retornar a cadeia produtiva como forma de matéria-prima. “Na verdade isso alimenta a cadeia produtiva. Você faz a reciclagem e o material se torna matéria-prima de novo e pode ser produzido um equipamento novo”, afirma.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. A cada ano, são descartadas 97 mil toneladas de computadores, mais de duas mil toneladas de celulares e 17 mil toneladas de impressoras.

Aproximadamente 4 toneladas de lixo eletrônico foram recolhidas (Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)

Fonte: http://g1.globo.com/são-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/03/mutirao-recolhe-cerca-de-4-tonelad...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3785
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações516
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mutirao-recolhe-cerca-de-4-toneladas-de-lixo-eletronico-em-itapetininga/114696455
Fale agora com um advogado online