jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Na interpretação conforme a Constituição, o intérprete pode atuar sobre norma com sentido unívoco? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 13 anos
1
0
0
Salvar

Não. A interpretação conforme a Constituição somente terá lugar quando se tratar de normas plurissignificativas ou polissêmicas. Vale dizer que a interpretação conforme a Constituição opera não só como instrumento de controle de constitucionalidade, mas também como princípio de interpretação do texto constitucional, e na interpretação conforme a Constituição, o intérprete não pode atuar como legislador positivo.

Nas palavras do professor Marcelo Novelino:

Diante de normas infraconstitucionais polissêmicas ou plurissignificativas, deve-se dar prevalência à interpretação que lhes confira um sentido compatível com a Constituição. A interpretação conforme visa evitar a anulação de normas dúbias, preservando a autoridade do comando normativo e o princípio da separação dos poderes.

Fonte:

NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. São Paulo: Editora Método, 2009, 3ª ed. p. 75.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2267
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/na-interpretacao-conforme-a-constituicao-o-interprete-pode-atuar-sobre-norma-com-sentido-univoco-denise-cristina-mantovani-cera/2560711
Fale agora com um advogado online