jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

'Não aguentava mais', diz tia que acorrentou meninos em casa na BA

Segundo parente, crianças praticavam roubos em Mucuri, sul da Bahia. Meninos de 7 e 9 anos foram libertados por vizinhos e estão desaparecidos.

Publicado por Glauco de Sa
há 8 anos
2
0
1
Salvar

"Eu já não aguentava mais de tanto o Conselho Tutelar [ir] na minha porta. [O conselho] Leva, eu vou buscar", diz a tia de dois meninos de sete e nove anos que foram acorrentados por ela dentro de casa no sábado (26), no distrito de Itabatã, no município de Mucuri, no sul da Bahia. Segundo a parente que é responsável pelas crianças, elas costumam praticar roubos na região. As crianças foram libertadas por vizinhos, que quebraram os cadeados das correntes no domingo (27).

A retirada das correntes chegou a ser filmada e publicada na internet. Desde então, os menores estão desaparecidos. O caso foi denunciado ao Conselho Tutelar da cidade de Mucuri.

"Eu crio porque a mãe não tem como cuidar deles. A mãe é alcóolatra e o Conselho Tutelar me deu a guarda deles", conta a tia, que não quis ser identificada.

Segundo o conselheiro tutelar Edivan Santos, a mulher pode responder por abandono de incapaz e maus-tratos contra as crianças. "Vamos inserir essas crianças em uma pousada, vamos solicitar da prefeitura uma vaga em uma pousada, pra que essas crianças possam estar sendo acolhidas até o Ministério Público nos dá ciência de como proceder. Elas [crianças] têm parentes em Poço da Mata. Nós vamos tentar localizar essa família pra ver a possibilidade de estar entregando essas crianças pra essa família", disse o conselheiro.

Caso

Os irmãos de sete e nove anos desapareceram de Itabatã desde o domingo (27), após serem libertados por vizinhos. Eles tinham sido acorrentados pela tia que cuida deles. De acordo com o Conselho Tutelar da cidade, a mulher que cuidava das crianças contou que amarrou os meninos porque eles costumavam praticar roubos na cidade e ela precisou viajar no sábado (26) para a cidade de Itamaraju.

Segundo a conselheira tutelar Maria D'Ajuda Oliveira da Silva, as crianças conseguiram sair de casa e andaram cerca de 30 metros na manhã de domingo (27), quando as correntes foram retiradas pelos vizinhos. Integrantes do Conselho chegaram a fazer buscas pela região no domingo, mas não conseguiram localizar os meninos.

O caso foi denunciado ao Conselho por meio de denúncia anônima por telefone. De acordo com a conselheira, a tia das crianças já havia procurado o órgão relatando que eles tinham roubado bicicletas. “Eles foram orientados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, conta Maria D'Ajuda.

A tia das crianças retornou de Itamaraju à Mucuri ainda no domingo e foi ouvida pelo Conselho. “A tia, que é lavradora, relatou que tinha que viajar e, para as crianças não fugirem, decidiu acorrentar. Eles roubavam e ela diz que não conseguia conter a situação”, conta Maria D'Ajuda. Segundo a conselheira, a parente cuida dos menores porque a mãe tem problemas com álcool e o pai morreu.

Fonte: Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

  • Sobre o autorContador, Pós Graduado em Controladoria e Auditoria Contábil
  • Publicações31
  • Seguidores48
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações321
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-aguentava-mais-diz-tia-que-acorrentou-meninos-em-casa-na-ba/317283297
Fale agora com um advogado online