jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Negada indenização de R$ 372 mil a militar que alegava perseguição da Marinha

há 15 anos
0
0
0
Salvar

A Procuradoria Regional da União da 2ª Região (PRU2), com sede no Rio de Janeiro (RJ), impediu o pagamento de indenização de R$ 372 mil a um militar que alegava suposta perseguição por parte de seus superiores na Marinha do Brasil.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região negou o pedido do militar para que o Comando da Marinha pagasse o equivalente a 800 salários mínimos por danos morais e materiais e o incluísse no processo seletivo para o Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento.

O cabo do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais alegava ter tido a moral e honra abaladas quando o sigilo de um inquérito que havia respondido não foi respeitado. Ele argumentou também que suas notas no processo seletivo para o curso foram "destruídas e substituídas" por formulários diferentes dos demais avaliados.

O militar ajuizou ação pedindo a indenização na 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro, mas o juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido. Inconformado, ele recorreu ao TRF, argumentando que era perseguido pelos superiores, o que teria causado prejuízos a sua carreira.

A PRU2 sustentou que o cabo já havia sido reprovado em uma das fases do concurso, por não ter obtido parecer favorável da Comissão de Promoção de Praças do Corpo de Fuzileiros Navais, devido a contravenções disciplinares.

A 8ª Turma do TRF, por unanimidade, acolheu os argumentos da União e confirmou a decisão de primeira instância, negando o pedido do militar. Para o Tribunal, não houve irregularidade na conduta da Marinha, já que é de caráter subjetivo o julgamento da comissão que não concedeu parecer favorável ao cabo. O TRF considerou que não ficou provado o dano moral alegado pelo militar para requerer a indenização.

A PRU2 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Luiz Henrique Guimarães

  • Publicações11300
  • Seguidores166
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações82
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negada-indenizacao-de-r-372-mil-a-militar-que-alegava-perseguicao-da-marinha/1111953
Fale agora com um advogado online