jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Negado pedido de Aécio Neves: ele queria ser julgado por Gilmar Mendes

Publicado por Espaço Vital
há 7 anos
3
0
3
Salvar

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, determinou a redistribuição do inquérito que investiga o pagamento de vantagens indevidas ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) para “ajudar” a Odebrecht em seus interesses nas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.

Cármen Lúcia negou o pedido da defesa de Aécio para que um dos inquéritos contra ele na corte fosse enviado ao gabinete do ministro Gilmar Mendes. Segundo a tese defensiva, “há relação entre delações da Odebrecht e inquérito sobre desvios de Furnas”.

O advogado do senador, Alberto Toron, argumentou que o caso envolve o setor elétrico, mesmo tema de outro inquérito relatado por Gilmar Mendes, no qual Aécio é investigado por desvios na diretoria de Furnas, uma das subsidiárias da Eletrobrás.

Cármen Lúcia, porém, não viu conexão entre os casos e determinou que o inquérito — hoje nas mãos do ministro Edson Fachin, responsável por julgar questões da operação Lava Jato, seja encaminhado para o mesmo relator a ser sorteado para tratar de outras cinco investigações sobre desvios nas obras do Projeto Madeira.

Só por sorteio é que os autos a que a defesa de Aécio se referem poderão, eventualmente, ser distribuídos a Mendes. Ele é integrante da 2ª Turma, juntamente com os ministros Edson Fachin (presidente), Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. (Inquéritos nºs 4436 e 4433).

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações264
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-pedido-de-aecio-neves-ele-queria-ser-julgado-por-gilmar-mendes/487338941
Fale agora com um advogado online