jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Nepotismo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal

Publicado por Espaço Vital
há 12 anos
0
0
0
Salvar

Relatório de Inspeção do Conselho Nacional de Justiça mostra que 46 ocupantes de cargos comissionados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal são parentes em primeiro grau dos juízes e desembargadores da própria corte. Isso representa 13,79% do total de 464 ocupantes de cargos de confiança. As informações são do Jornal de Brasília, em sua edição de hoje (13).

Segundo o jornal, "mais de 40% dos familiares dos magistrados que ocupam esses cargos estão lotados nos gabinetes do presidente do tribunal, desembargador João de Assis Mariosi, do vice-presidente, Lecir Manoel da Luz e do corregedor Dácio Vieira". O CNJ deu prazo de 15 dias para o tribunal dar explicações.

A inspeção apurou que dois servidores ocupam cargo comissionado na presidência do tribunal, sendo um chefe de gabinete e outro assessor jurídico. Outro servidor exerceu cargo na corregedoria do tribunal de maio de 2006 a novembro de 2010. No período de 22 de abril de 2010 a 23 de novembro de 2010, ele exerceu a função de confiança quando o pai dele era corregedor.

Contraponto

Pela assessoria, o TJ-DFT informou que "são servidores que entraram por concurso e a lei não define claramente se caracteriza nepotismo a nomeação em funções de confiança".

Informou ainda que vai aguardar a notificação do CNJ para se pronunciar sobre cada caso.

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nepotismo-no-tribunal-de-justica-do-distrito-federal/3180326
Fale agora com um advogado online