jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

No que consiste a dupla prejudicialidade entre o agravo retido e a apelação? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 12 anos
1
0
0
Salvar

Existe uma prejudicialidade dupla entre o agravo retido e a apelação.

No juízo de admissibilidade, o recurso de apelação é prejudicial ao agravo retido, pois caso não seja conhecido, o agravo retido também não será.

No juízo de mérito, há uma prejudicialidade do agravo retido sobre a apelação, ao menos em regra (quando a decisão interlocutória for anterior à sentença). É a eficácia expansiva objetiva externa do agravo retido. Podemos citar, por exemplo, o caso de um juiz que indefere a produção de uma prova pericial; a parte que tem seu pedido indeferido interpõe agravo retido, perde a demanda e apela pedindo o conhecimento do agravo; o tribunal decide que a prova pericial era necessária e a eficácia expansiva do agravo vai anular todos os atos do processo realizados após esta decisão interlocutória. A sentença será anulada e a apelação perde o objeto.

Fonte: Curso Intensivo AGU/DPU da Rede de Ensino LFG Professor Daniel Assumpção

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876139
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações365
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-que-consiste-a-dupla-prejudicialidade-entre-o-agravo-retido-e-a-apelacao-denise-cristina-mantovani-cera/2986857
Fale agora com um advogado online