jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Nomeado novo desembargador do TJRS

0
0
0
Salvar

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (24/10) a nomeação de João Barcelos de Souza Júnior para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) . Indicado pelo Ministério Público (MP) para preencher vaga reservada ao Quinto Constitucional, a escolha foi efetuada pelo governador do Estado, Tarso Genro.

Procurador de Justiça, João Barcelos concorreu inicialmente entre seis candidatos indicados ao TJRS pelo MP. O Órgão Especial da Corte efetuou a escolha de três e enviou ao chefe do Executivo para a nomeação de um dos candidatos.

Quinto Constitucional

Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios compõem-se de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, também com mais de uma década de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes. É o chamado Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição Federal de 1988.

* com informações do TJRS

Departamento de Comunicação

Imprensa/AJURIS

(51)

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  • Publicações660
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nomeado-novo-desembargador-do-tjrs/2895493
Fale agora com um advogado online