jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Novas tecnologias e seu impacto na prática do direito

ano passado
13
0
5
Salvar

Não há dúvida de que a tecnologia teve um impacto significativo na vida profissional em todos os setores e áreas de prática. O exercício da advocacia não é exceção. Particularmente durante a pandemia de COVID-19, métodos alternativos de exercício da advocacia têm se mostrado inestimáveis.

Apesar das preocupações, essas alternativas não estão apenas funcionando, mas também estão prosperando. Ao contemplarmos as realidades pós-pandemia, não podemos deixar de nos perguntar se essas mudanças continuarão a dominar. Agora sabemos como é um mundo diferente e vimos como ele funciona. O ímpeto ganho nas últimas duas décadas parece improvável que termine em breve.

Audiências Virtuais

Em julho de 2020, foi disponibilizada a Resolução 329 do CNJ. Tal resolução, estabeleceu e regularizou os procedimentos para a realização de audiências e atos processuais via videoconferência nos tribunais brasileiros.

Tais procedimentos ajudaram os tribunais a trabalhar com seu pesado acúmulo de casos induzido pela pandemia. Os tribunais nunca foram conhecidos como rápidos, mas os tempos de espera tornaram-se insuportáveis para muitas partes nos últimos meses. A mudança para plataformas virtuais tem sido, portanto, uma grande ajuda para lidar com esses atrasos de agendamento.

É claro que as audiências virtuais não são isentas de obstáculos. Juízes, advogados e outros funcionários do tribunal têm trabalhado diligentemente os problemas à medida que avançam. Eles experimentam como as coisas que funcionam bem pessoalmente podem não se sustentar tão bem on-line.

Pesquisa Aprimorada sobre Testemunhas Especializadas

Muitos advogados, sem saber, dedicam mais tempo e esforço na realização de verificações de antecedentes em suas testemunhas especializadas contratadas do que precisam. Mesmo com todas as pesquisas que advogados conduzem em especialistas, é possível perder um detalhe sobre o especialista que poderia afetar seu caso. A credibilidade, as credenciais ou até mesmo o histórico do especialista podem mudar ao longo de um caso. Se o advogado perder uma atualização importante, um testemunho importante pode ser perdido. Acompanhar essas informações é uma tarefa detalhada e árdua que muitas empresas simplesmente não conseguem gerenciar.

Felizmente, a tecnologia tornou-se tão avançada que essa manutenção pode ser feita automaticamente. O Uso de diversos softwares é particularmente impressionante. Com eles, o advogado pode acessar informações expandidas sobre qualquer dado ou situação processual. Por meio do serviço de monitoramento, os advogados recebem alertas em tempo real sobre novas movimentações processuais. Com esse tipo de tecnologia, atualizações constantes e facilidade de informação substituem uma tarefa onerosa.

Ferramentas de compartilhamento de arquivos

O compartilhamento de arquivos é inevitável na prática da advocacia. No entanto, às vezes, as formas mais comuns de compartilhamento (pense em e-mail) nem sempre são as mais seguras. Com o boom do escritório remoto, surgiu uma necessidade crescente de soluções alternativas de compartilhamento de arquivos. Soluções para cobrir atividades como comunicações com clientes, repasse de documentos relacionados a casos ou circulação de um contrato para assinaturas. Muitas empresas apresentaram opções como Dropbox, OneBox e Outros.

Ao peneirar essas opções, há várias coisas a ter em mente para encontrar o melhor ajuste. Para saber o que procurar, você deve primeiro entender os fundamentos da criptografia. Em seguida, certifique-se de peneirar as avaliações e experiências oferecidas pelos consumidores antigos e atuais de cada produto. Em seguida, a flexibilidade em dar e revogar permissões de acesso é crucial. Finalmente, determine se o provedor de serviços realiza verificações de segurança regulares por meio de terceiros.

Inteligência Artificial no Tribunal

A inteligência artificial ("IA") está em ascensão e pode mudar a forma como as equipes jurídicas conduzem suas pesquisas. Recentemente, empresas de inteligência artificial começaram a usar softwares para realizar pesquisas jurídicas. Esses "programas" podem aprender terminologia jurídica, a fim de conduzir a pesquisa jurídica automaticamente. A quantidade de jurisprudência e estatutos que o serviço pode peneirar é incomparável pelos mecanismos de pesquisa legais padrão.

As pessoas também estão usando a IA na criação e revisão de contratos. Esses desenvolvimentos dão aos advogados a capacidade de recuperar seu tempo. Em breve, qualquer coisa que possa ser feita por um computador será entregue a programas de IA. Como tal, os advogados podem concentrar sua atenção em tarefas que não podem ser delegadas.

Simulações Computacionais

As simulações ajudam a determinar o escopo potencial e o impacto de um cenário específico. Tais cenários incluem reconstruções de acidentes de carro, determinações de balística e reconstituições da cena do crime. Isso é possível devido ao software que executa inúmeros cenários matemáticos e logísticos.

Evidências geradas por computador são cada vez mais comuns em tribunais modernos. Quase todos os circuitos estaduais e federais abordaram seu uso de uma forma ou de outra. Isso economiza tempo e dinheiro investidos em testemunhas especializadas que, de outra forma, levariam muito mais tempo para determinar. Tal como acontece com qualquer forma de evidência, deve-se sempre determinar quando seria ou não benéfico para o seu caso. Quando uma simulação seria útil e quando seria uma distração?

Tecnologia não tão nova

O trabalho remoto tem aumentado há anos. Os escritórios virtuais tendem a economizar as empresas em custos indiretos, ao mesmo tempo em que permitem flexibilidade aos seus funcionários. Os advogados costumavam precisar de escritórios físicos para conduzir seus negócios. Agora, casos inteiros podem ser feitos sem nunca ter que colocar os pés em um escritório ou tribunal.

A pandemia de COVID-19 trouxe um grande aumento na tendência do trabalho remoto. O teletrabalho já foi uma opção incomum, mas cobiçada, fornecida por um punhado de empregadores. 2020 mudou tudo isso. De repente, os empregadores enviavam para casa funcionários que não precisavam estar no escritório para desempenhar suas funções. Esse movimento salvou inúmeros livros contábeis da empresa e salários de funcionários.

A tecnologia, sem dúvida, continuará a mudar o cenário legal e tudo o que ela toca. Para se manter à frente do jogo, você também deve manter-se a par de novos aplicativos e serviços. Afinal, os últimos dois anos provaram que temos de estar prontos para nos ajustarmos a qualquer momento.


  • Sobre o autorEspecialista em Fraudes Bancárias e Prevenção a Lavagem de Dinheiro
  • Publicações5
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novas-tecnologias-e-seu-impacto-na-pratica-do-direito/1724178318
Fale agora com um advogado online