Núcleo socioambiental se reúne para discutir PLS
PLS é o Programa de Sustentabilidade Legal do TJMG
Os integrantes do Núcleo Socioambiental do TJMG se reuniram-se nessa terça-feira, 26 de abril, para dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento de ações e estratégias para que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atue de forma sustentável, levando em consideração as exigências da Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O encontro, mediado pela presidente do Núcleo Socioambiental, desembargadora Mônica Libânio, contou com a participação de diretores, assessores e servidores de diversas áreas da Instituição empenhados na execução do Plano de Logística Sustentável (PLS).
Um estudo apresentado pelo assessor da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional (Asplag), Luiz Cláudio Alberto, mostrou o número de varas de cada comarca, os feitos distribuídos, o valor gasto no ano de 2015 e o valor que deveria ter sido gasto comparativamente a comarcas que gastaram de forma mais racional. Com esse estudo preliminar, o Núcleo Socioambiental está estudando estratégias de ação para que as comarcas possam contribuir para equilibrar seus gastos.
O gerente do Centro de Informação para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Dilmo de Castro Silva, apresentou um estudo sobre consumo de telefonia e correspondência de todas as comarcas do Estado, a partir do modelo estatístico de regressão linear.
Trabalhar no sentido de orientar as comarcas a utilizarem o envio de correspondências de forma mais racional, como usar postagens econômicas e usar a capacidade máxima nos envios de malote e Sedex tem sido a forma da atuação da Gerência de Acompanhamento e Gestão de Serviços Gerais (Geseg). A gerente Luiza Souza explicou que o setor tem acompanhado mensalmente o envio de correspondência das comarcas e quando necessário dá orientação por telefone.
A secretária da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), Daniela Arantes Corrêa, falou da importância de a administração do TJMG fazer o acompanhamento mensal das metas para que os gestores possam desenvolver ações para ajustar as despesas das comarcas.
Para economizar com manutenção de veículos e de combustível, foram comprados 208 carros novos e os usados estão indo a leilão por meio da Secretaria de Planejamento do Estado de Minas Gerais (Seplag). A troca de parte da frota de veículos foi explicada pelo Capitão Robson Silva Narciso, que trabalha no Gabinete Militar do TJMG.
Para economizar com a manutenção dos arquivos de processos, a Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged) está atuando para descartar documentos que não precisam continuar arquivados. O diretor André Ribeiro falou que o setor envia arquivistas para visitarem as comarcas e analisar juntamente com os juízes e servidores a possibilidade de eliminação documental.
Também foram discutidas melhorias na produção de capas para processos, separação e encaminhamento de lixo reciclável que prevê o treinamento das faxineiras e orientação aos funcionários, desenvolvimento de ações de comunicação e atuação das Comissões de Apoio à Logística Sustentável (Calsus).
Os quatro grupos executivos, compostos pelos servidores titulares das unidades organizacionais (compras e contratações sustentáveis, racionalização do consumo de recursos naturais, racionalização do consumo de recursos administrativos e qualidade de vida no ambiente de trabalho, comunicação e capacitação para sustentabilidade) continuam se reunindo para desenvolver as ações de sustentabilidade.
TJMG - Unidade Raja Gabaglia
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