jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

O arquivamento do inquérito policial faz coisa julgada material?

Publicado por Michel Silva de Souza
há 9 anos
6
0
1
Salvar

O arquivamento policial em REGRA "não" faz coisa julgada material, no entanto é verdade que, se surgirem provas novas e o crime não estiver prescrito, o representante do Parquet tem aptidão para oferecer a denúncia (súmula 524 do STF).

OBS.: De forma EXCEPCIONAL, a homologação do arquivamento do Inquérito Policial "pode fazer coisa julgada material", como se fosse uma "sentença absolutória", quando o motivo do arquivamento ocorre por TOTAL CERTEZA DE ATIPICIDADE DO FATO. Observe que não caberia denúncia, nem mesmo com o surgimento de provas novas, já que o réu goza do "status de pessoa absolvida", pois o fato nasceu atípico.

  • Publicações10
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5939
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-arquivamento-do-inquerito-policial-faz-coisa-julgada-material/182488444
Fale agora com um advogado online