jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

O contrato social pode ser oral? - Andrea Russar Rachel

há 14 anos
0
0
0
Salvar

Fábio Ulhôa Coelho ensina que o contrato social deve ser escrito, mas excepcionalmente o direito admite a forma oral. Pelo art. 987 do CC, é possível a prova da existência da sociedade entre certas pessoas (sócios de fato) por qualquer modo, inclusive testemunhas, cartas, perícia em contas bancárias. Nestes casos, provada a existência de negócios em comum, a sociedade terá sido oralmente contratada entre os sócios de fato. Claro está que uma sociedade contratada pela forma oral será, inevitavelmente, irregular, posto que o registro de seu ato constitutivo não é possível .

Prossegue o autor lecionando que a prova da existência de sociedade contratada oralmente só pode beneficiar não-sócios. Quer dizer, nas ações entre os sócios, ou destes contra terceiros, fundadas na existência da sociedade, a exibição do contrato escrito mesmo que não registrado é exigência legal (CC, art. 987). Art. 987. Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.

Referência :

Manual de Direito Comercial , Ed. Saraiva, 20ª ed., 2008, p. 137.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876136
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2875
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-contrato-social-pode-ser-oral-andrea-russar-rachel/2190866
Fale agora com um advogado online