jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

O direito costumeiro se aplica no vigente Código Civil brasileiro? - Marcelo Alonso

há 14 anos
1
0
0
Salvar

No vigente Código Civil brasileiro, o direito costumeiro só se aplica em caso de falta ou omissão da lei. Conforme a lição do eminente professor Washington de Barros Monteiro, são condições indispensáveis para a vigência do direito costumeiro no direito brasileiro: a sua continuidade, uniformidade, diuturnidade, moralidade e obrigatoriedade.

Não há no direito internacional privado brasileiro, o direito costumeiro adotando tais critérios. Mesmo uma jurisprudência uniforme, em princípio, é incapaz de criar uma norma de direito costumeiro. Isso seria o caso, tão-somente, na hipótese de uma verdadeira norma jurídica, cuja revogação ou modificação dependesse da atuação do Poder Legislativo. A jurisprudência é, de fato, fonte do direito reconhecida em nossa disciplina. Se a legislação for omissa, o juiz tem o poder de criar uma norma jurídica que preencha a lacuna existente na lei. A sua capacidade, contudo, não está limitada pelos pressupostos necessários à formação do direito costumeiro.

Fonte :

RECHSTERINER, Beat Walter. Direito Internacional Privado. 9ª edição. São Paulo. Saraiva. 2006.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4192
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-direito-costumeiro-se-aplica-no-vigente-codigo-civil-brasileiro-marcelo-alonso/2097144
Fale agora com um advogado online