jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

O meu parceiro e eu somos homossexuais. Podemos adotar uma criança?

Adoção.

Publicado por Raquel Tedesco
há 8 anos
16
0
14
Salvar

Sim, podem! Preenchidas as condições para a adoção, não há qualquer discussão em decorrência da escolha sexual dos pretendentes.

A adoção no Brasil ocorre por processo judicial e é regulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a qual estabelece requisitos para quem pretende entrar na fila de adoção. O processo para adoção seguirá os tramites legais: apresentação de documentos, entrevistas com psicólogos e assistentes sociais, visitas a abrigos e aprovação final de um juiz.

É necessário que o casal mantenha vínculo afetivo, além de ter que apresentar atestado de antecedentes criminais, relatório de saúde física e mental e até fotos da residência onde a criança adotada moraria.

Ademais, é importante esclarecer, para que duas pessoas adotem conjuntamente, devem ser casadas ou viverem em união estável. Contudo, a orientação sexual não deve ser um fator a ser considerado no processo de adoção, já que o ECA não cita como requisito para a futura família que os pais sejam de gêneros diferentes.

Os futuros pais devem demonstrar que têm condições psicológicas e sociais de serem bons pais ou boas mães. Assim, no processo de adoção, a opção sexual dos adotantes não é um requisito a ser avaliado, o que deve ser verificado é a qualificação e capacidade para adotar.

Novos modelos de família constituem a realidade, sendo que o Supremo Tribunal de Justiça já reconheceu a união homoafetiva como um núcleo familiar como qualquer outro. Desta maneira, casais homossexuais podem adotar, desde que atendam os mesmos requisitos impostos aos casais formados dos indivíduos de gêneros distintos.


  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações26
  • Seguidores195
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1161
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-meu-parceiro-e-eu-somos-homossexuais-podemos-adotar-uma-crianca/397347768
Fale agora com um advogado online