jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

O que fazer quando não localizar o suposto pai para investigação de paternidade?

Exame será feito em parentes consanguíneos para comprovar suspeita de paternidade quando o suposto pai biológico estiver morto ou sem paradeiro.

Publicado por Rosângela Costa
há 3 anos
1
0
0
Salvar

Em casos de investigação de paternidade, o exame de pareamento do código genético (DNA) pode ser feito em parentes do suposto pai. É o que determina a Lei nº 14.138/2021. A medida pode ser aplicada em casos específicos como, por exemplo, o falecimento desse indivíduo ou quando não há notícia de seu paradeiro.

Quando for necessária a realização do exame de DNA em familiares do suposto pai, a preferência será por parentes em grau mais próximo, seguidos pelos mais distantes. De acordo com o novo texto legal, a recusa do familiar em fazer o exame pode ser reconhecida como presunção de paternidade.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Rosângela Costa Advocacia

rosangelacostaadvocacia@gmail.com

  • Sobre o autorAdvogada, Especialista em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde.
  • Publicações50
  • Seguidores120
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações681
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-fazer-quando-nao-localizar-o-suposto-pai-para-investigacao-de-paternidade/1238103312
Fale agora com um advogado online