jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

O que são lucros cessantes?

há 4 anos
4
0
0
Salvar

O Dano material se divide em danos emergentes e lucros cessantes.

Os lucros cessantes são prejuízos causados pela interrupção de qualquer das atividades de uma empresa ou de um profissional liberal, no qual o objeto de suas atividades é o lucro.

Por exemplo, veículo colidiu com outro veículo de táxi. O táxi terá que ficar na mecânica durante 7 dias para realizar os devidos reparos causados pelo acidente de trânsito.

Acontece que, durante o período que ficou no mecânico o taxista deixou de trabalhar e consequentemente, deixou de lucrar.

Logo, aquele quem causou o dano precisa reparar financeiramente a parte prejudicada (no caso, o taxista).

Além dos valores envolvidos diretamente com o incidente, o cálculo dos lucros cessantes precisa obedecer ao conceito da razoabilidade; ou seja, considerar o lucro de um dia típico de trabalho para que não haja um enriquecimento indevido.

Você já sofreu algum dano causado por outro que o fez deixar de lucrar?

Imagem meramente ilustrativa

#adv #advocacia #Advogada #Advogado #DireitocomAmor #direitoporamor #direito #AmoDireito #entendendodireito #lei #justiça #informaçõesjurídicas #GevaerdeBenitesAdvocacia #lucroscessantes

  • Sobre o autorComo um farol guiamos para melhor solução.
  • Publicações322
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1451
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-sao-lucros-cessantes/874009449
Fale agora com um advogado online