jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

O que se entende por arrependimento posterior? - Luciano Vieiralves Schiapacassa

há 15 anos
0
0
0
Salvar

O arrependimento posterior (art. 16 CP)é uma causa geral de diminuição de pena, de natureza obrigatória.

Relevante destacarmos que o arrependimento posterior, em regra, somente será possível em crimes cometidos sem violência ou grave ameaça a pessoa. Não obstante, deve haver a reparação do dano ou, alternativamente, a restituição da coisa por ato voluntário, até o recebimento da denúncia ou queixa.

Quanto à reparação do dano, ela deve ser integral, assim como a restituição de eventual bem, que deve ocorrer de forma inteira, completa. Assim, na hipótese de dez bens furtados, os dez bens devem ser restituídos até o recebimento da denúncia, para que deste modo, o agente tenha direito a tal benesse.

Questão interessante versa sobre a possibilidade de aplicarmos a regra do art. 16 do CP nas hipóteses onde não houve a reparação integral do dano. Existe esta possibilidade? Conforme ensinamentos do professor Nucci, existe. Ocorre nos casos onde a vítima ficou satisfeita com a parcela reparada.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876140
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1407
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-arrependimento-posterior-luciano-vieiralves-schiapacassa/1689883
Fale agora com um advogado online