jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

O que se entende por usucapião coletiva? - Tatiana Sguillaro Pizzo

há 14 anos
9
1
1
Salvar

A lei nº. 10.257/01 (Estatuto da Cidade) em seu art. 10 dispõe que as áreas urbanas com mais de 250 m², ocupada por população de baixa renda para sua moradia, por 5 (cinco) anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada um dos possuidores, são suscetíveis de serem usucapidas coletivamente desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.

Esta modalidade de usucapião será declarada por sentença judicial que servirá de título para registro. Na sentença o juiz atribuirá igual fração ideal a cada possuidor, salvo acordo diverso entre os possuidores. Sendo indivisível tal condomínio.

Tal medida é de ordem social, mas pode estimular a migração interna para as grandes cidades, já sem condições de receber mais população de baixa renda, o que incentivará a criação de favelas.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876137
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9475
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-usucapiao-coletiva-tatiana-sguillaro-pizzo/2168155
Fale agora com um advogado online