jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

OAB-ES requer à Corregedoria de Justiça que garanta expedição de alvarás em nome de advogados

há 10 anos
0
0
0
Salvar

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, solicitou providências ao corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Carlos Roberto Mignone, considerando que alguns magistrados não estão expedindo alvarás em nome de advogados embora tenham poderes expressos para receber e dar quitação.

O presidente da Seccional lembra ao desembargador que, situação anterior, levou a Corregedoria a orientar os juízes, por meio do Ofício Circular 220/2011, para que expedissem alvarás autorizativos de levantamento de importâncias em nome dos advogados quando apresentarem procuração com poderes específicos para receber e dar quitação.

Homero Mafra ressalta que, além da orientação da Corregedoria, existem incontáveis precedentes sobre o tema, tanto do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas, ainda assim, é necessário voltar a requerer a adoção de medidas destinadas a fazer valer o que já está pacificado: o direito do advogado, quando munido de poderes especiais para receber e dar quitação, ver expedito, em seu nome, o alvará autorizativo de levantamento de importância.

Homero Mafra destaca: Ao impedir que o advogado, quando possuidor de poderes para receber e dar quitação, receba o alvará autorizativo, revela o magistrado que assim equivocadamente age, inaceitável preconceito não apenas contra aquele determinado profissional, mas contra toda a advocacia.

  • Publicações5263
  • Seguidores45
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-es-requer-a-corregedoria-de-justica-que-garanta-expedicao-de-alvaras-em-nome-de-advogados/112556300
Fale agora com um advogado online