jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

OAB lança projeto de Código de Defesa do Contribuinte em Rondônia

Publicado por OAB - Rondônia
há 12 anos
0
0
0
Salvar

A seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil está iniciando estudos para a e edição do Código de defesa do Contribuinte de Rondônia e, para isso, está se colocando à disposição de outras entidades de representação profissional e à sociedade em geral para coleta de dados e sugestões que possam vir a constar do código.

Depois de longo debate entre seus conselheiros, a OAB Rondônia decidiu pela apresentação da proposta contemplando garantias e direitos fundamentais dos contribuintes, melhoria na divulgação dos serviços online da administração tributária, diminuição da demanda presencial, além da redução de tempo de espera e otimização do atendimento.

Ao comentar a proposta do Código de Defesa do Contribuinte de Rondônia, o presidente da OAB, Hélio Vieira, disse que a instituição que já tem um longo histórico de serviços prestados à Nação e à sociedade, continua trilhando seu caminho em defesa dos direitos e garantias fundamentais dos contribuintes.

De acordo com o conselho relator da matéria, advogado e professor de Direito Tributário da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Breno de Paula, a OAB coloca-se à disposição da sociedade civil, bem como dos deputados estaduais para auxiliar no aperfeiçoamento do projeto de lei. “Queremos alicerçar o Código à forte atuação e experiência da advocacia rondoniense no que se refere à estudos tributários”, afirmou. A iniciativa conta com apoio da Escola Superior da Advocacia - ESA e é resultado de um estudo feito por advogados e da coleta de sugestões dos próprios contribuintes.

Breno de Paula reitera que essa proposição legislativa contempla a modernização da legislação estadual e positiva garantias e direitos fundamentais dos contribuintes, como melhorias na divulgação dos serviços online da Administração Tributária, diminuição da demanda presencial e otimização do atendimento aos contribuintes.

Hélio Vieira enfatiza ainda que a OAB faz questão de contar com auxílio de relevantes entidades representativas, como a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia - FIERO; Conselho de Contabilidade - CRC/RO, Câmara de dirigentes Lojistas (CDL); Sindicatos, Secretaria de Finanças/SEFIN, Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho, dentre outras.

  • Publicações1566
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-lanca-projeto-de-codigo-de-defesa-do-contribuinte-em-rondonia/3182184
Fale agora com um advogado online