jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

OAB-PE denuncia abuso de autoridade e pede afastamento de policiais que prenderam advogado em Caruaru

Reflexos do movimento de marginalização da advocacia no Brasil

há 6 anos
10
0
10
Salvar

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) solicitou o afastamento dos policiais militares que detiveram um advogado em Caruaru, no Agreste do estado, por um suposto desacato. Segundo a instituição, houve abuso de autoridade durante a ação realizada pela Polícia Militar (PM).

O advogado Sávio Delano foi detido na quinta (5), no bairro Divinópolis, por policiais do Batalhão Integrado Especializado (Biesp), após um tumulto durante um evento do Sindicato dos Vigilantes em Caruaru.

De acordo com o presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, a Lei Federal nº 8906, de 1994, determina que advogados não podem ser presos se não estiverem acompanhados de um representante da OAB. Ainda assim, a prisão deve ocorrer apenas em casos de crimes graves.

Ronnie Duarte é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

"Vamos pedir que seja instaurado um processo criminal contra esses polciais, por abuso de autoridade. Vamos pedir o afastamento de todos eles da atividade policial e vamos promover um ato de desagravo para restabelecer a honra e a dignidade desse profissional e de toda a advocacia, que foram violadas com a atitude desses policiais", afirmou Ronnie.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o comando do Biesp vai abrir "um processo interno para apurar a conduta dos policiais, de maneira a garantir que a veracidade dos fatos prevaleça em sua plenitude".

Entenda o caso

Um vídeo gravado por um vigilante mostra policiais militares ordenando a Sávio Delano que entre no camburão da PM. Ele se oferece para ir à delegacia no carro dele e explica que é advogado e, por isso, tem prerrogativa.

Na delegacia, foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o advogado foi liberado, depois de registrar um boletim de ocorrência (BO) reclamando abuso de autoridade.

Os policiais também registraram um BO, afirmando que Sávio estava liderando e estimulando uma confusão. O documento diz, ainda, que mesmo com a ordem policial para que ele e os vigilantes deixassem o local, o advogado se recusou, sendo grosseiro e apontando o dedo para os PMs.

Assistam o vídeo e tirem suas conclusões!

https://youtu.be/TEJKtAq6wSs?t=2s

Esse é o retrato de uma polícia altamente despreparada e arbitrária!!!

Fonte: G1 Pernambuco

  • Sobre o autor"A pior ditadura é a do Poder Judiciário. [...] (RUI BARBOSA)."
  • Publicações13
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1013
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pe-denuncia-abuso-de-autoridade-e-pede-afastamento-de-policiais-que-prenderam-advogado-em-caruaru/633387203
Fale agora com um advogado online