jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

OAB-RS defende preceitos constitucionais para indicações aos TCEs

Publicado por Correio Forense
há 14 anos
0
0
0
Salvar

O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, enviou ofício ao presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, solicitando que o Conselho Federal da entidade avalie o ajuizamento de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), cuja representação já foi encaminhada ao procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, quanto às indicações aos tribunais de contas. A representação aponta lesões a preceitos fundamentais da Constituição, em especial aos princípios da prestação de contas e da separação dos Poderes, ocorridas em investiduras de membros naqueles tribunais.

O dirigente da OAB gaúcha entende que cabe ao Supremo Tribunal Federal apontar como se deve dar a efetiva demonstração de que conselheiros e ministros de Tribunais de Contas dos Estados preenchem os requisitos contidos no artigo 73 da Constituição. Conforme Lamachia, "desta forma se evitaria que nomeações para cargos tão importantes e fundamentais para a manutenção dos princípios republicanos de prestação de contas fossem ocupados por pessoas que observam apenas o requisito da indicação política".

A Justiça do Direito Online

  • Publicações23551
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rs-defende-preceitos-constitucionais-para-indicacoes-aos-tces/2163308
Fale agora com um advogado online