jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

OAB SP promove palestra sobre autoritarismo político

há 6 anos
0
0
0
Salvar

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio de suas Comissões de Criminologia e Vitimologia, Direitos Humanos e OAB vai à Faculdade, juntamente com seus respectivos dirigentes Antonio Baptista Gonçalves, Martim de Almeida Sampaio e Louise de Araújo, promoveu (12/04) a palestra “O recrudescimento do autoritarismo político no mundo e as violações aos direitos humanos”.

O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, que representou o presidente Marcos da Costa na abertura dos trabalhos, lembrou aos presentes que os eventos promovidos pela OAB SP possuem caráter assistencial, pois os palestrantes doam o seu tempo e conhecimento para os participantes e interessados.

O professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rodrigo Medina Zagni, foi o primeiro expositor a se apresentar e fez um recorte comparativo descrevendo as semelhanças entre dois períodos históricos – 1929 e 2008 – em que as Bolsas de Valores mundiais tiveram enormes perdas. Em seus argumentos, o professor defendeu que nos últimos dez anos vêm crescendo, em todo o mundo, manifestações políticas e ideológicas muito radicais semelhantes às ocorridas no início do século XX, que favoreceram o surgimento regimes autoritários, como o fascismo e o nazismo. Para ele, o crescimento do pensamento extremista é uma grave ameaça ao cumprimento dos direitos humanos.

Em seguida, Guilherme Stoller Paixão e Casarões, doutor em ciências políticas pela USP, abordou um conteúdo mais contemporâneo e dividiu a sua fala em três etapas: na primeira, apresentou quatro teses a respeito da atualidade das relações internacionais; na segunda, tratou sobre quatro possíveis perspectivas sobre o futuro. Terminou comentando sobre o atual momento político e econômico pelo qual passa o Brasil, fazendo um comparativo com as etapas anteriores.

Para finalizar, Martim Sampaio disse que a discussão sobre o assunto se dá em momento pertinente devido às recentes violações dos direitos fundamentais da pessoa humana, que acontece em várias partes do Brasil e do mundo. Para o presidente da Comissão de Criminologia e Vitimologia, Antonio Gonçalves, vivemos em tempos de conflitos políticos, de legitimação e de autoridade. Esse cenário, num mundo globalizado, provoca insegurança em todas as áreas impossibilitando o diálogo.

Mais imagens na Galeria de Fotos
  • Publicações8608
  • Seguidores165
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sp-promove-palestra-sobre-autoritarismo-politico/568057633
Fale agora com um advogado online