jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Operação bares e restaurantes autua três estabelecimentos

há 16 anos
0
0
0
Salvar

Dos 143 estabelecimentos visitados pelos agentes de fiscalização do Procon, somente três restaurantes foram autuados pelo órgão pela falta de informação de preço em local de fácil acesso. É a Operação bares e restaurantes, vistoria educativa e repressiva empreendida pelo órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, entre os dias 4 e 14 deste mês, em seis municípios do Estado, Palmas, Araguaína, Araguatins, Tocantinópolis, Dianópolis e Gurupi. O Procon do Tocantins é um órgão vinculado à Secretaria da Cidadania e Justiça.

O objetivo da fiscalização foi verificar a informação clara e adequada dos preços dos produtos; a aceitação de cheques e cartões de crédito e a análise para a averiguação do peso dos pratos se correspondiam ao informado pelo comerciante. Os fiscais do Procon ainda vistoriaram a balança para verificar se estava regulada de maneira correta e, também a informação sobre o peso do prato de tara; cobrança de gorjeta e consumação.

Os agentes de fiscalização solicitaram prazo imediato para adequação aos estabelecimentos onde foram encontradas irregularidades quanto a não exposição clara e ostensiva das informações sobre o recebimento de cheques e cartões de crédito.

Gorjeta

Para o Procon, a cobrança de gorjeta é prática abusiva, uma vez que é vedada a transferência da remuneração dos empregados do estabelecimento ao consumidor. A gorjeta deverá ser facultativa.

Consumação

A consumação mínima em bares, restaurantes, danceterias e casas noturnas é considerada prática abusiva. O fornecedor não pode impor limites de consumo aos clientes. Também é abusivo estabelecer valores máximos na perda de comando.

Cheques

Segundo normas do Banco Central, nenhum estabelecimento comercial é obrigado a aceitar cheques. O fornecedor que optar por não aceitá-los deve expor a informação em lugar visível.

Cartões

Nenhum estabelecimento é obrigado a aceitar cartões de crédito. Ao aceitar essa forma de pagamento, o estabelecimento deverá informar em local acessível quais são os cartões aceitos.

  • Publicações1202
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-bares-e-restaurantes-autua-tres-estabelecimentos/183033
Fale agora com um advogado online