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30 de Abril de 2024

Operações de crédito crescem mais nas cooperativas do que nos bancos

Percentual de aumento foi ainda maior nas cooperativas parceiras do Sebrae que atendem os pequenos empresários

há 10 anos
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Brasília - As cooperativas de crédito estão se tornando uma opção atraente para pequenos negócios terem acesso a empréstimos e financiamentos. O volume de recursos e o total dessas operações negociados com micro e pequenas empresas cresceram proporcionalmente mais nas cooperativas de crédito do que no sistema bancário.

Entre 2012 e 2013, o aumento das operações via cooperativa de crédito foi de 23,8%, frente a 5,7% de alta nas demais instituições financeiras. Entre as 185 cooperativas participantes do projeto Fomento a Boas Práticas entre Cooperativas de Crédito, conduzido pelo Sebrae, o aumento foi ainda maior: 28,9%, segundo dados do Banco Central.

No ano passado, as cooperativas de crédito responderam pelo aporte de R$ 9,5 bilhões para os pequenos negócios. Aquelas que contam com apoio do Sebrae registraram R$ 6,5 bilhões em saldo de operações de crédito do total negociado por elas com o segmento de pequeno porte. O atendimento diferenciado e o custo menor propiciado pelas cooperativas de crédito são fortes atrativos para micro e pequenas empresas.

“Com uma gestão voltada para a excelência, micro e pequenas empresas vêm conseguindo tornar o serviço financeiro um aliado estratégico na hora de expandir ou modernizar um determinado negócio”, diz Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae. Por outro lado, destacou, as cooperativas de crédito estão atuando de forma mais harmônica ao entender melhor como funcionam os pequenos negócios.

O Sebrae desenvolve há três anos o projeto Fomento a Boas Práticas entre Cooperativas de Crédito. A ideia é fortalecer a relação das cooperativas com micro e pequenas empresas ao facilitar o acesso a crédito, o que deve reflete em mais competitividade.

Isso tem sido feito por meio de intercâmbios técnicos para troca de conhecimento e verificação in loco de produtos, serviços, formas de gestão e governança. Feito esse diagnóstico, são implementadas medidas de adequação às necessidades dos micro e pequenas empreas. A iniciativa já beneficia mais de 200 mil pequenos negócios direta ou indiretamente.

Caso bem-sucedido

A adesão de Minas de Gerais é um exemplo de sucesso do projeto, que foi o motor para impulsionar 23 cooperativas no estado, a exemplo da SicoobSaromcredi, no município de São Roque de Minas. Ela conta com agências em mais de seis cidades do Oeste de Minas, que atendem pessoas jurídicas desde 2004. O número de associados (pessoas jurídicas) da Saromcredi cresceu mais de 70%, desde que passou a integrar o projeto do Sebrae.

“Naquela época, a cooperativa sequer tinha produtos adequados às empresas. Mas o Sebrae, em parceria com a associação comercial, trouxe palestrantes para tratarem de temas como adequação, boas práticas de gestão, formalização de negócios. Então, descobrimos o microcrédito. Foi um aprendizado tanto internamente, para a cooperativa, quanto para as empresas”, conta João Carlos Leite, presidente da Saromcredi.

Um dos principais resultados da parceria da Saromcredi com o Sebrae é o projeto Empreendedorismo nas Escolas. Este ano, a ação levará a cultura da cooperação e do empreendedorismo a alunos de Ensino Fundamental e Médio de seis escolas em áreas urbanas e rurais de São Roque. Nos últimos três anos, período da participação da Saromcredi no projeto, foram realizados em conjunto com o Sebrae cursos, seminários e palestras com a presença de aproximadamente 6,5 mil pessoas.

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