jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Ophir: Judiciário é do cidadão e deve garantir a justiça social

0
0
0
Salvar

Brasília A Justiça é do cidadão e tem o objetivo de garantir sempre a justiça social. A declaração foi feita hoje (13) pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, durante sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando foi realizada homenagem ao ministro Ayres Britto, que deixa a presidência do colegiado e do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (14), em virtude de sua aposentadoria. A chegada do ministro Ayres Britto ao STF e a este colegiado trouxe uma visão humana, de coração, de que a Justiça é do cidadão e tem sempre que buscar a promoção da justiça social, disse Ophir.

Ao homenagear o ministro, o presidente da OAB lembrou de decisões administrativas tomadas durante a gestão de Ayres Britto como a retirada dos cancelos que separavam o público dos conselheiros do CNJ no plenário. Esses exemplos demonstram o respeito à integração do povo com a Justiça através da advocacia. O cidadão sabe agora que não é preciso atravessar cancelos para ver seus direitos defendidos, destacou. Ophir também falou sobre os julgamentos realizados no STF sob a presidência do ministro, entre eles o da interrupção de gravidez nos casos de fetos anencéfalos e o de reconhecimento da união homoafetiva. O grande legado que o ministro Ayres Britto nos deixa é a contribuição para a independência efetiva do poder Judiciário e de coragem para se debruçar sobre determinadas causas sociais que eram verdadeiros tabus para a sociedade brasileira, concluiu o presidente da OAB.

Pela OAB, também participaram da sessão do CNJ os presidentes da Seccional do Paraná, José Lúcio Glomb, e da Seccional de Tocantins, Ercílio Bezerra.

  • Publicações19278
  • Seguidores264463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ophir-judiciario-e-do-cidadao-e-deve-garantir-a-justica-social/100183137
Fale agora com um advogado online