jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Os criadores de jóias são tutelados pelo direito industrial ou pelo direito autoral? - Andrea Russar Rachel

há 15 anos
0
0
0
Salvar

De acordo com Fábio Ulhôa Coelho, na distinção entre desenho industrial e obra de arte, pelo aspecto da articulação entre função e forma do objeto correspondente - em suma: se objeto resultante da atividade criativa não apresenta função utilitária, a forma correspondente pode ter a proteção do direito autoral, mas não a do direito industrial - , há uma exceção a se considerar: as jóias. São objetos de nenhuma utilidade pratica, mas provêm de atividade criativa tutelada pelo direito industrial. Brincos, colares, anéis e pulseiras, ainda que exclusivos, não são obras de arte, mas resultam de desenhos industriais. Seus criadores são protegidos pelo direito industrial, e não pelo autoral.

Referência :

Curso de Direito Comercial , São Paulo, Ed. Saraiva, volume 1, p. 149.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1034
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-criadores-de-joias-sao-tutelados-pelo-direito-industrial-ou-pelo-direito-autoral-andrea-russar-rachel/1876688
Fale agora com um advogado online